IPVA 2021 RJ: Valor, Consulta, Tabela, Pagamento

Uma das tributações mais importantes para a arrecadação do Governo do Estado do Rio de Janeiro é o IPVA. Esse imposto deve ser pago anualmente por todos os donos de veículos automotores para manter os veículos em circulação. Você precisa pagar o IPVA 2021 RJ de seu veículo em cota única ou parcelado em até 3 vezes mensais para manter seu veículo regularizado, porém quem optar pelo pagamento a vista em cota única pode aproveitar um desconto de até 8% no valor total do imposto, desde que pago dentro do prazo do calendário do IPVA 2021 RJ – Rio de janeiro.

IPVA 2021 RJ

IPVA 2021 RJ – Rio de Janeiro


IPVA 2021 RJ

O imposto sobre veículo automotivo (IPVA), é uma cobrança estadual anual, feita sobre o veículo que cada pessoa tem. Esse imposto é cobrado sempre no começo do ano, em janeiro e o seu pagamento é obrigatório. O IPVA 2021 do Rio de Janeiro é cobrado de proprietários de veículos automotores, e o valor arrecadado com o imposto é usado para o financiamento de diversos serviços públicos essenciais, como Educação, Segurança Pública e Saúde.

Caso alguém atrase ou não pague o IPVA 2021, essa pessoa não irá receber o documento do carro atualizado e assim, quando for parado em uma blitz de transito, perderá a carta e ainda terá o veículo guinchado.

O pior, é que só poderá retirar o veículo pagando o IPVA, assim é melhor reservar já um dinheiro agora, para não atrasar o pagamento do IPVA 2021 RJ e não correr o risco de ser guinchado.


Consulta IPVA 2021 RJ

É muito importante ficar atento ao calendário de pagamentos o IPVA 2021 para não perder prazo de pagamento e o desconto do pagamento em cota única. Para saber qual o valor que você irá pagar no IPVA 2021 RJ, é bem simples: basta consultar IPVA Rio de Janeiro na página do Detran RJ para conferir o valor do seu pagamento e emitir a guia para pagar o seu imposto.

Consulta IPVA 2021 Rio de Janeiro

Consulta IPVA 2021 Rio de Janeiro

Veja abaixo como consultar passo a passo ao pagamento do seu IPVA 2021 no estado do Rio:

  • Acesse o portal do Detran RJ através desse link: detran.rj.gov.br;
  • Preencha o número do Renavam do veículo;
  • Digite o código de segurança da imagem e clique em “Consultar”.

O portal do IPVA RJ também está disponível em versão mobile, podendo ser consultado o valor do seu IPVA através de celulares e Tablets. Infelizmente, o Detran RJ ainda não possui um aplicativo para consulta do IPVA 2021 Online.


Boleto IPVA 2021 RJ

A emissão do boleto IPVA RJ pode ser feita da seguinte maneira:

  • Você deve acessar o site do Detran RJ;
  • Clicar em “Veículo”, localizado a cima do lado esquerdo;
  • Ir até a opção “IPVA” e selecionar “Consulta (Bradesco)”;
  • Após isso você será direciona para a página do Bradesco, onde deverá clicar em “Detran RJ – GRD, DUDA e GRM”
  • Agora basta clicar no botão escrito “Gerar Boleto
Boleto RJ

Boleto RJ

 


Pagamento IPVA 2021 RJ

Depois de entrar no site, deve-se escolher a opção “GRD – IPVA / DPVAT / Taxa de Licenciamento Anual / Taxa de Emissão CRLV” no menu do seu veículo, depois, precisa-se digitar o RENAVAM e o código de verificação, assim, já vai ser gerado o boleto com o valor do seu IPVA 2021 RJ, além da data do vencimento e qual o desconto se dá caso o pagamento seja realizado à vista.

Confira também como realizar a prova simulada de o DETRAN RJ.


Valor do IPVA RJ 2021

O valor do IPVA varia de estado para estado e também de veículo para veículo. O veículo que for melhor e com um valor mais alto, consequentemente terá o IPVA com um valor elevado. Além disso, o valor do imposto é calculado com base no cálculo da tabela FIPE.


Tabela IPVA 2021 RJ

Na tabela do IPVA você pode consultar quando deverá ser realizado o pagamento do seu imposto, para que assim, você possa manter o pagamento em dia. Confira a tabela abaixo:

Tabela de Pagamento IPVA RJ 2021
Final da Placa Vencimentos
Cota Única 1ª Parcela 2ª Parcela 3ª Parcela
0 21/jan 21/jan 20/fev 22/mar
1 22/jan 22/jan 21/fev 25/mar
2 23/jan 23/jan 22/fev 26/mar
3 24/jan 24/jan 25/fev 27/mar
4 25/jan 25/jan 26/fev 28/mar
5 28/jan 28/jan 27/fev 29/mar
6 29/jan 29/jan 28/fev 01/abr
7 30/jan 30/jan 01/mar 02/abr
8 31/jan 31/jan 07/mar 08/abr
9 01/fev 01/fev 08/mar 09/abr

Esse pagamento pode ser realizado em casas lotéricas ou então em agências bancárias do Estado. Para assim, facilitar a vida do cidadão carioca.

Os veículos que possuem fabricação anterior ao ano 2002, acabam isentos do pagamento desse imposto e são a única exceção, já que, esses veículos teoricamente já contribuíram muito para o Governo, por isso, ganham esse benefício do não pagamento.


DPVAT RJ 2021

O DPVAT é um seguro obrigatório que deve ser pago anualmente junto com o IPVA e os demais documentos do seu veículo. O pagamento desse documento assegura as vítimas de acidentes que elas possam pedir indenização, mantendo também o veículo dentro da lei.

Esse seguro debe ser pago em todos estados brasileiros, tendo pequenas mudanças de valores de estado para estado. Alguns lugares, é fornecido um desconto maior para pagamentos à vista.

O Seguro DPVAT RJ 2021 deve ser pago nos seguintes locais:

  • BANCO DO BRASIL;
  • BRADESCO;
  • CAIXA/CEF;
  • HSBC;
  • ITAÚ;
  • SANTANDER.

O valor do DPVAT RJ 2021 varia entre cada veículo, podemos dizer que a média fica entre R$ 100,00 e R$ 300,00.


Licenciamento RJ 2021

Se você deseja transitar pelas vias do estado do Rio de Janeiro com seu veículo dentro das leis, deve realizar o pagamento do Licenciamento RJ 2021. Esse imposto não é tão caro como o IPVA, mas tem sua devida importância.

O pagamento do Licenciamento 2021 é obrigatório para todos os proprietários de caminhões de carga, carros, micro-ônibus e similares, ônibus e motos.

Ao deixar de pagar esse documento você terá problemas, como multas e perda de pontos na carteira de habilitação. Por isso, fique atento ao prazo de pagamento do Licenciamento RJ 2021 e ande com seu veículo em dia.

Se você ainda tem mais alguma dúvida a respeito do IPVA RJ 2021 deixe embaixo o seu comentário e a responderemos para você. Participe desse post.

Reply