RENAVAM RJ 2020: Consulta, Pela Placa e Pelo Chassi

Quando um novo ano inicia, o Detran começa a campanha de recolha de diversos impostos obrigatórios aos proprietários de veículos automotores. Sendo que para o pagamento e cumprimento desses tributos, ajuda a conhecer o RENAVAM 2020. O Registro Nacional de Veículo (RENAVAM) é uma identificação única do seu veículo, ele funciona do mesmo jeito que o RG e o CPF usado para a identificação de pessoas físicas.

Este documento é emitido no primeiro registro do veículo, sendo assim, ele apresenta o histórico da viatura desde o momento que ele é cadastrado no sistema nacional. Por isso, ter o número do RENAVAM é necessário para a consulta de informações relacionadas ao veículo. Por meio desse dado é possível conferir os impostos, débitos, multas e outras informações da viatura.

RENAVAM 2020
RENAVAM 2020

Consulta RENAVAM 2020

Para quem possui o documento do veículo, o número do RENAVAM pode ser encontrado nele. Nesse documento o número aparece no campo rotulado como “COD. RENAVAM” como mostra a imagem abaixo:

Número do RENAVAM

Agora, também é possível fazer a consulta RENAVAM 2020 diretamente no portal oficial do DETRAN. Para poder fazer a consulta usando essa plataforma online, você precisará de ter em mãos o número da placa do seu veículo.

O site dessa consulta para essa informação no seu estado em particular, pode ser facilmente descoberto na internet mediante uma consulta rápida e bem fácil.

Se você possui um veículo automotor, consequentemente conhece o RENAVAM, e sabe da obrigatoriedade do pagamento de taxas, como:

Renavam Pela Placa

Como mencionado acima, você pode consultar o seu RENAVAM por meio da placa do veículo, e isso é bem útil para quem não possui o documento na hora para poder verificar essa informação.

Para seguir com essa consulta, você precisará de seguir o passo a passo descrito abaixo:

Consulta RENAVAM por placa
Consulta RENAVAM por placa

Fora as etapas indicadas acima, em alguns sites pode ser preciso que você insira também o código de verificação apresentado na imagem para poder clicar em “Consultar” e seguir com a sua consulta.

Assim que a consulta RENAVAM 2020 for liberada, além de ter o número do seu RENAVAM, você também será capaz de conferir os tributos, débitos, multas e outras informações relacionadas ao seu veículo.

✔ Veja quem tem direito a participar do Programa CNH Social RJ

Renavam pelo Chassi

Em situações em que você não dispõe do número da placa e o próprio documento do RENAVAM, você ainda pode fazer a consulta do número do RENAVAM usando o Chassi do seu veículo.

Além de retornar o número do RENAVAM por meio do site do DETRAN, essa consulta também oferece informações como:

  • O ano;
  • O modelo;
  • Marca;
  • Débitos de impostos;
  • Multas e;
  • Outras relacionadas ao veículo.
Renavam pelo Chassi
Renavam pelo Chassi

O número do Chassi é definido pelo fabricante do veículo em causa, e ele pode ser achado no documento do veículo, bem como no motor do veículo, onde ele vem imprimido.

Enfim, agora você já conta com opções de consulta do RENAVAM 2020 caso não tenha o documento do RENAVAM para verificar essa informação, você também pode usar o número da placa do veículo ou o seu chassi.

Reply